segunda-feira, 30 de abril de 2012

Robalinhos

Final de semana estava em Blumenau, previsão do tempo para domingo (29/04/2012)  90% de probabilidade de chuva, nem levei o equipamento de pesca. O domingo amanheceu ensolarado, temperatura amena e sem vento, fazer o que, previsão do tempo não  tem 100% de acerto, seja prevenido leve o equipamento!!!
Segunda- feira de manhã voltei para Balneário Camboriú, horário de trabalho 10:30, não pensei duas vezes, uma hora e meia para dar uns pinchos, passei em casa peguei o equipamento, tai o resultado, uns robalinhos fisgados e soltos com uma isca de meia água no moles da barra sul.       






sábado, 28 de abril de 2012

As imagens falam tudo.

Rio Tietê, não preciso descrever as imagens falam por si !

Décadas de 20 e 30





Atualmente









Sustentabilidade Faça a Sua Parte















Peixes

Dourado                                                                            


Nome científico                                                    
Salminus brasiliensis (Bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai)
Salminus Franciscanus (Bacia do São Francisco)


Distribuição geográfica 
Bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco.


Descrição
Considerado o "rei dos rios", o dourado é um peixe de escama em que o S. brasiliensis e S. Franciscanus são bastante semelhantes, são encontrados exemplares de 70 a 75 cm e peso de 6 a 7 kg na Bacia do Paraguai, no Pantanal. Na Bacia do Prata e Bacia do São Francisco, alguns raros exemplares podem atingir os 20 kg. Apresentam uma coloração dourada com reflexos avermelhados. Cada escama apresenta um filete negro no meio, formando riscas longitudinais da cabeça à cauda, do dorso até abaixo da linha lateral.


Ecologia
Espécies piscívoras, predadores vorazes, alimentam-se de pequenos peixes nas corredeiras, pedrais e na boca de curixos, principalmente durante a vazante quando os outros peixes migram para o calha principal dos rios. Nadam em cardumes nas correntezas dos rios e afluentes e realizam longas migrações reprodutivas. Têm grande importância esportiva.


Equipamentos
Varas de ação média a pesada para linhas de 17 a 30 lb. 0 empate de aço encapado é indispensável e deve ter no mínimo 30cm de comprimento. Os anzóis mais usados variam de 5/0 a 8/0, dependendo do tamanho dos indivíduos do cardume.
Para pesca com isca artificial varas de 17 a 25 lb com empate de aço.


Iscas
Iscas naturais pode- se usar tuvira, sarapó, lambari e curimbatá que são bastante produtivas. 
Iscas artificiais, as que melhores resultados são os plugs de meia água que podem ser utilizadas tanto nos arremessos em direção às margens, corredeiras e bocas de curixos como no corrico.


Dicas
Quando fisgados, esses peixes costumam dar saltos espetaculares fora da água. Nesse momento, o pescador não pode bambear a linha, porque como a boca do dourado é óssea difícil de ser perfurada, muitas vezes o peixe consegue "cuspir" a isca com os saltos fora da água. Os melhores locais para a pesca são em corredeiras, pedrais e na boca de curixos.


Boa Pescaria!!!


                                                    





sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dicas de pesca


Limpeza do rear grip (cabo) de cortiça de sua vara de pesca
Para limpar os cabos de cortiça tem uma maneira bastante fácil e simples, é só usar uma borracha escolar para a tarefa.
Esfregue a borracha nas manchas com pressão em espaços curtos, comece a "apagar" as manchas, faça o movimento em todo cabo até obter o resultado desejado.
Outra maneira também muito eficaz é usar a esponja de lavar louça com detergente neutro, usando sempre o lado menos abrasivo, é só molhar o cabo e a esponja, aplicar o detergente e esfregar, depois é só lavar e secar. 
Faça essa limpeza sempre que achar necessário.
Nunca use material abrasivo como palha de aço ou lixa, esses materiais vão acabar danificando o cabo.  


Filé de tilápia à parmegiana


  • Para o filé:
  • 1 kg filé tilápia, 1 colher de sopa de sal, suco de um limão, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de fubá. 
  • Para o molho: 
  • 2 xícaras de chá de molho de tomate, 2 dentes alho, 1 cebola média, cheiro-verde, 250 ml de água, 2 colheres de sopa de óleo, 200 gramas de mussarela, 1 pacote queijo ralado.
  • Modo de preparo:

    Para preparar o peixe: 1- passe os filés na mistura de sal e limão. 2- passe na mistura de farinha e fubá para empanar. 3- frite o peixe em óleo bem quente. 
    Para fazer o molho. 1- coloque em uma panela o óleo. 2- coloque o alho, a cebola, o cheiro-verde picado e deixe dourar. 3- adicione o molho de tomate e a água. 4-  Mexa o molho até engrossar.
    Em um refratário, coloque primeiro o molho e em seguida os filés, depois mais uma camada de molho e coloque a mussarela por cima e mais uma camada de molho, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por dez minutos para gratinar.
    Pescadores, o filé de tilápia é fácil de se conseguir, aproveite vá a um pesque pague faça uma boa pescaria, que com certeza você vai fisgar belas tilápias e no pesqueiro  peça para tirar somente o filé da tilápia e bom apetite!!!  
          

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vídeo Saga Pesca Esportiva- Pesca de Pacu

Pescaria realizada no Pantanal Sul-Mato-Grossense em Corumbá, pacu fisgado pelo meu pai (Beto), foi usado caranguejo como isca.
Boa Pescaria!!!

                                 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Você sabia...

Que o peixe- elétrico, conhecido popularmente como poraquê (Electrophorus electricus), é capaz de produzir descargas elétricas de até 1500 volts, suficientes para matar até um cavalo.
É típico da Bacia Amazônica (rios Amazonas e Orinoco), bem como dos rios do estado brasileiro do Mato Grosso.
O termo "poraquê" vem da língua tupi e significa "o que faz dormir".

                                      

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vídeo Saga Pesca Esportiva- Pesque Pague

Espero que vocês curtam esse vídeo!!!
Boa Pescaria!!!

                                 

Fotos Saga Pesca Esportiva- Pescaria Pantanal

Pescadores, segue algumas fotos da pescaria no Pantanal sul-mato-grossense, na região de Corumbá.
Foram vários dourados, pegos com isca artificial e tuvira.
Boa Pescaria!!!


Material:
-Vara: Daiwa Heartland- Z Model No: HL-Z 601 MHFB 6` MH 1/4- 1 oz. 10- 20 Lb.
-Carretilha: Shimano Calcutta Conquest 201
-Linha: Monofilamento 0,35 mm
-Isca: Plugs de meia água principalmente a Yo- Zuri cristal minnow 














segunda-feira, 23 de abril de 2012

Piadas de pescador

999 peixes

Dois pescadores:
- Ontem pesquei 999 peixes.
- Ué, por que não arredonda logo para 1.000 ?
- E você acha que por causa de 1 vou passar por mentiroso ???!!!

Pescador de tatu 

Dois moleques resolveram sacanear um dos pescadores mais mentirosos de sua cidade. Aproveitaram enquanto ele cochilava ao lado de sua vara com a isca lançada no rio, amarraram um tatu no anzol e jogaram o bicho dentro d' água: 
— Seu Zé, acorda, tem peixe na linha! 
O velho pescador puxou a isca com o tatu fisgado, sem demonstrar a menor surpresa. 
Então os garotos disseram: 
— Tá vendo só, Seu Zé? Depois o pessoal diz que o senhor é mentiroso. Nós somos testemunhas de que o senhor pescou um tatu! 
O mentiroso não pensou duas vezes e respondeu: 
— Isso não é nada. Esse aí já é o quinto, só hoje!



                                                

domingo, 22 de abril de 2012

Pescaria de bagre

Domingo ensolarado, dia perfeito para umas fisgadas, fomos ao Pesque Pague Tironi que fica em Piçarras-SC. Muitos peixes fisgados, como tilápias e pacus, mas estou postando essas fotos desse bagre, pois achei um belo exemplar.   
Boa Pescaria!!! 







Endereço Pesque Pague Tironi

sábado, 21 de abril de 2012

Final de semana


Final de semana, previsão de ondas: Mar continua flat e sem condições para o surfe.
Não tem problema, vamos arrumar a tralha de pesca!!!
Boa pescaria!!!

                                                       

                      

Fotos Saga Pesca Esportiva- Pescaria Pantanal

Pescadores, segue algumas fotos da pescaria realizada com o meu pai no Pantanal sul-mato-grossense, na região de Corumbá.
Foram várias cacharas e pintados, quatro dias de excelente pescaria!!!
Boa Pescaria!!!












sexta-feira, 20 de abril de 2012

Notícias

Poluição dos mares


O meio ambiente marinho caracterizado pelos oceanos, mares e os complexos das zonas costeiras está cada vez mais carregada com uma série de contaminantes, a maioria dos quais foi lançada por seres humanos. Esse tipo de poluição ocorre porque tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido que são levados pelos rios que desaguam no mar.
Poluentes como o esgoto "in natura" e poluentes industriais que fazem parte os metais pesados (cádmio, alumínio, cromo, chumbo, prata, mercúrio e titânio) afetam toda cadeia alimentar. Os agentes poluentes, em geral, percorrem toda a cadeia trófica marinha, iniciando-se no fitoplâncton e zooplâncton, para se 
concentrarem finalmente nos moluscos e peixes que são comidos pelos humanos
A ação dos metais pesados na saúde humana é muito diversificada e profunda, como exemplo o cádmio em que 75% de sua produção é empregado na fabricação de bateria, especialmente nas baterias de níquel-cádmio. A exposição ao cádmio nos humanos ocorre geralmente através de duas fontes principais: a primeira é por via oral (por água e ingestão de alimentos contaminados), e a segunda por inalação (fumantes). 
E essa exposição ocasiona edema pulmonar, câncer pulmonar e irritação no trato respiratório.
Analogamente ao mercúrio afeta o sistema nervoso e os rins.
Provoca perda de olfato, formação de um anel amarelo no colo dos dentes, redução na produção de glóbulos vermelhos e remoção de cálcio dos ossos. Esse é apenas um exemplo dos milhares poluentes que despejamos diariamente na natureza.

Vamos tratar o nosso planeta com o devido respeito que merece!!!
Sustentabilidade...faça a sua parte! Recicle. 



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dicas de pesca

Massa para pacu em Pesque Pague


Ingredientes:


1- 300g de ração de peixe 
2- Queijo ralado tipo parmesão pacote de 50g
3- 1/2 copo de suco de maracujá concentrado
4- 300g de farinha de mandioca
5- Suco artificial de pacotinho (opcional para dar cor a massa)


Modo de preparo:


Importante é preparar a massa com a própria água do lago.
Misture todos os ingredientes aos poucos até dar a consistência adequada (dar liga) se optar por colocar o suco artificial de pacotilho use de framboesa ou morango. Não esqueça de levar uma vasilha.
Boa pescaria!!!




  

Vídeo Saga Pesca Esportiva- Lagoa dos jacarés


Pescaria no Pantanal Sul-Mato-Grossense, aquela ansiedade, saímos de Mirandópolis-SP de madrugada, carro lotado de tralha, pescador é assim, depois não usa nem a metade. Como companheiro de pesca estava meu pai, que já pescou muito mas ultimamente tinha aposentado o anzol. Pegamos a SP-300 (Marechal Rondon) que vai até Três Lagos-MS e depois a BR-262 que tem em seu trajeto belas paisagens e grandes rios. Já na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul o grande Paranazão, e a cada rio ou lagoa a vontade de parar para dar uns "pinchos" com isca artificial era enorme, mas graças ao meu pai segurei a onda.
Quase chegando a Corumbá uma lagoa nos chamou a atenção, pois estava repleto de jacarés, aves e peixes, até dava para tocar os jacarés, mas meu pai não arriscou, ele diz que eles estavam de mau humor e eu como estava filmando...
Pantanal é isso, belas paisagens, natureza selvagem, aventura e bons peixes.
Precisamos conservar esse Patrimônio Natural da Humanidade. 
     


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você sabia...

Que o maior peixe de água doce é o Pirarucu. Um exemplar pode chegar a três metros e pesar por volta de 200 KgÉ um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. 
É conhecido também como o bacalhau da Amazônia. Seu nome vem de dois termos tupispirá, "peixe" e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.