sábado, 28 de abril de 2012

Peixes

Dourado                                                                            


Nome científico                                                    
Salminus brasiliensis (Bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai)
Salminus Franciscanus (Bacia do São Francisco)


Distribuição geográfica 
Bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco.


Descrição
Considerado o "rei dos rios", o dourado é um peixe de escama em que o S. brasiliensis e S. Franciscanus são bastante semelhantes, são encontrados exemplares de 70 a 75 cm e peso de 6 a 7 kg na Bacia do Paraguai, no Pantanal. Na Bacia do Prata e Bacia do São Francisco, alguns raros exemplares podem atingir os 20 kg. Apresentam uma coloração dourada com reflexos avermelhados. Cada escama apresenta um filete negro no meio, formando riscas longitudinais da cabeça à cauda, do dorso até abaixo da linha lateral.


Ecologia
Espécies piscívoras, predadores vorazes, alimentam-se de pequenos peixes nas corredeiras, pedrais e na boca de curixos, principalmente durante a vazante quando os outros peixes migram para o calha principal dos rios. Nadam em cardumes nas correntezas dos rios e afluentes e realizam longas migrações reprodutivas. Têm grande importância esportiva.


Equipamentos
Varas de ação média a pesada para linhas de 17 a 30 lb. 0 empate de aço encapado é indispensável e deve ter no mínimo 30cm de comprimento. Os anzóis mais usados variam de 5/0 a 8/0, dependendo do tamanho dos indivíduos do cardume.
Para pesca com isca artificial varas de 17 a 25 lb com empate de aço.


Iscas
Iscas naturais pode- se usar tuvira, sarapó, lambari e curimbatá que são bastante produtivas. 
Iscas artificiais, as que melhores resultados são os plugs de meia água que podem ser utilizadas tanto nos arremessos em direção às margens, corredeiras e bocas de curixos como no corrico.


Dicas
Quando fisgados, esses peixes costumam dar saltos espetaculares fora da água. Nesse momento, o pescador não pode bambear a linha, porque como a boca do dourado é óssea difícil de ser perfurada, muitas vezes o peixe consegue "cuspir" a isca com os saltos fora da água. Os melhores locais para a pesca são em corredeiras, pedrais e na boca de curixos.


Boa Pescaria!!!


                                                    





Nenhum comentário:

Postar um comentário