quinta-feira, 25 de abril de 2013

Piadas de pescador

Pescando na Flórida

Um advogado e um engenheiro estão pescando na Flórida, quando o advogado diz:
- Estou aqui porque minha casa pegou fogo, e tudo foi destruído pelo fogo.
A companhia de seguros pagou tudo, e com o que sobrou vim para cá.
Que coincidência! Estou aqui porque a minha casa e tudo o que estava dentro foi levado por uma enchente. O seguro cobriu tudo! - diz o engenheiro.
O advogado fica calado por alguns instantes, e então pergunta:
- E como você começou a enchente?  



terça-feira, 2 de abril de 2013

Imagem da semana

Imagem publicada na página da revista australiana Marlin Magazine de um enorme Marlin tombando uma embarcação no Golfo do Panamá, de acordo com os pescadores o barco só virou em consequência dos fortes ventos. 


sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água

O "Dia Mundial da Água" foi criado no ano de 1992 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.
Esse dia é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, são 10 artigos que, em princípio, devem ser tema de reflexão, discussão e análise nas mais diversas atividades dedicadas à dentre as principais abordagens estão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

O uso racional da água é responsabilidade de todos




terça-feira, 5 de março de 2013

Imagem da semana

Cerca de 100 mil golfinhos são avistados na costa da Califórnia, a explicação seria a grande oferta de alimento na região.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Tucunaré

Considerado o embaixador da pesca esportiva no Brasil, a esportividade do tucunaré é algo realmente impressionante, que o torna responsável pelo grande número de pescadores esportivos estrangeiros que vem ao nosso país, principalmente na região amazônica.
No Estado de São Paulo as opções de pesca do tucunaré são muitas (barragens do Tietê, Grande, Paraná, Paranapanema e represas do Sistema Cantareira).
Aqui no noroeste paulista uma ótima opção no rio Tietê é a represa da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, sua barragem possui 3.640 m de comprimento e seu reservatório mede 785 km2com inúmeros pontos de pesca, com vários "braços" (cotovelo, água fria, jacaré), paliteiros, troncos, "bicos", vegetação aquática.
Essa pescaria foi realizada no "braço" água fria, usamos somente o motor elétrico, as iscas artificiais mais usadas foram as de meia água shallow runner floating e sinking. 
A grande surpresa da pescaria foi fisgar um tucunaré e um porquinho na mesma isca artificial.

Boa pescaria!!!

Pratique o pesque e solte!!!

Equipamentos utilizados: 

-Vara: Shakespeare Intrepid IM-6 Grafite CA 866-1MH 6'6" Action: Medium Heavy (10-20Lb. Line)
-Carretilha: Shimano Calcutta Conquest 201 super ship
-Linha: Multifilamento power pro de 20 libras; líder de fluorcarbono de 30 libras, com 1 metro de comprimento; nó albright para unir a multi com fluorcarbono  
-Isca: Plugs de 
meia água shallow runner floating e sinking








Tucunaré e peixe porquinho
















terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Imagem da semana

Imagem divulgada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) do pescado apreendido com dois homens que praticavam pesca ilegal no rio Miranda-MS com tarrafa no período da piracema. Foram presos e multados em R$ 910 cada pescador.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rio Paraná

-Rio Paraná em tupi significa "parecido com o mar" 
-Nasce na confluência do Rio Grande e Paranaíba, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
-Possui 2.570 Km de extensão
-O Rio Paraná é o segundo rio em extensão na América do Sul 
-Deságua no delta do Paraná e, conseqüentemente, no Rio da Prata
-A sua vazão na foz, de 16.000 m³/s (décimo do mundo em vazão), é comparável à de rios como o rio Mississippi (18k m³/s) e o rio Ganges( 16k m³/s).
-Seus principais afluentes são: Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Iguaçu (margem esquerda); Rio Sucuriú, Rio Verde e Rio Pardo (margem direita). 
-Percorre território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
-Considerando-se em conjunto com o rio Paranaíba, seu prolongamento natural, o rio Paraná tem uma extensão de 4 mil quilômetros, o que lhe rendeu o posto de o nono rio mais extenso do mundo
-Grande parte da bacia do Rio Paraná já foi ocupada por florestas tropical e subtropical. Encontra-se largamente extinta; a área mais preservada encontra-se na província argentina de Misiones
-Hidrelétricas: Ilha Solteira, Jupiá, Porto Primavera e Itaipu