quarta-feira, 9 de maio de 2012

Grande pescaria de grandes amigos

Fotos de dois grandes amigos pescadores, Rafael Montibeller e seu pai Valdonir A. Montibeller mais conhecido como Done, proprietário da loja de pesca Amigos da Pesca, que fica em Blumenau-SC na rua Sete de Setembro, 200 -centro, tel:(47) 3209-0637 e também pode se conectar pelo facebook (amigosdapescablumenau), essa loja eu recomendo, é excelente. 
Fiquei impressionado com o tamanho, variedade e quantidade de peixes nessas pescarias realizadas em 2010 e 2011 no Rio Teles Pires em Mato Grosso na região de Alta Floresta e esse ano eles foram outra vez e o Done falou que em um dia só ele pegou 69 tucunarés com isca artificial. Para quem é fã de isca artificial é um parque de diversão, são tucunarés, matrinxã, bicuda, cachorra larga, traíra, trairão. E também existe os gigantes do Teles Pires como jaú, piraíba, pirarara, tambaqui, pirapitinga, cachara, jundiá. 
Sem dúvida a quantidade e qualidade dos peixes fisgados naquela região está relacionado com a preservação do meio ambiente e a prática do pesque e solte, onde várias pousadas adotaram essa prática, pois além de colaborar na preservação do meio ambiente e das espécies de peixes, tem mostrado que é a forma mais inteligente na manutenção da pesca esportiva. 
A prática do pesque e solte gera mais turismo para a região e consequentemente mais renda para população, fazendo crescer de forma sustentável e duradoura os empreendimentos da área e nós pescadores esportivos temos que disseminar essa cultura do pesque e solte. Essa prática é uma cultura de inclusão e de renda. Um trabalho realizado pelo PNDA (Programa Nacional do Desenvolvimento da Pesca Amadora) chegou a conclusão que o peixe vivo vale muito mais do que morto, um exemplo, o tucunaré vivo gera R$ 47,00 de renda para a região, enquanto morto apenas R$ 10,00.     



















Nenhum comentário:

Postar um comentário